terça-feira, maio 29, 2007

Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2007

O Jazz ao Centro é um evento emblemático a nível nacional para qualquer amante de jazz. O contacto do público com grandes nomes mantém-se como força motriz. Baldo Martinez, Carlos Bica, Steve Lehman e Evan Parker figuram na lista de convidados. A primeira ronda da quinta edição do festival tem lugar em Coimbra, entre 31 de Maio e 2 de Junho.
A abertura é feita ao som das histórias contadas pelo contrabaixista Baldo Martinez, considerado um caso à parte dentro do jazz espanhol. Ao som marcadamente europeu, imprime uma forte tendência para a improvisação, através de uma invulgar abordagem "de câmara". Invulgar é também a formação que o acompanha: violino (Eduardo Ortega), guitarra (António Bravo), trompete (David Herrington) e bateria (Pedro Lopez). Em apresentação, estará o mais recente trabalho, "Tusitala".
No dia seguinte, o palco veste-se de Azul para receber Carlos Bica, que ocupa um lugar de relevo entre os melhores músicos do panorama jazzístico europeu. O guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black são os companheiros do contrabaixista português, numa viagem pelo seu jazz instrumental com raízes na formação clássica e ramos com vista para o futuro.
A 2 de Junho, Coimbra recebe o trio liderado pelo britânico Evan Parker. O músico de Bristol é tido como um dos mais inventivos, audazes e intrigantes saxofonistas europeus dos nossos dias, sendo frequentemente colocado no mesmo nível de John Coltrane (que é, sem surpresa, uma das suas influências mais evidentes). O contrabaixista John Edwards (colaborador habitual dos Spring Heel Jack) e o prodigioso baterista Chris Corsano (Six Organs of Admittance) são os seus cúmplices.
Steve Lehman regressa ao Jazz Ao Centro para oferecer música para os três serões. O jazz tradicional pode ser a base do trabalho do premiado saxofonista e compositor, mas a sua criatividade encontra geradores nos mais variados universos musicais. Ao longo da estadia em Coimbra, vai gravar um álbum ao vivo, rodeado de Jonathan Finalyson (trompete), John Herbert (contrabaixo) e Nasheet Waits (bateria).


Telf.: 239855636
Coimbra,
Teatro Académico de Gil Vicente - Pç. RepúblicaCoimbra, Salão Brazil - Largo do Poço, 3 - 1º andar
Horários: de 31/05/07 a 02/06/07, às 21h45
Preço: 12€. Passe 3 dias: 25€. Descontos para sócios JACC e estudantes.
SÍTIO OFICIAL:
http://www.jacc.pt

in Publico

Sem comentários: